Desenquadramento do MEI pela SEFAZ

Tempo de Leitura: 2 minutos

Notícia importante para conhecimento sobre o desenquadramento do MEI !

 

A SEFAZ -Secretaria da Fazenda, está desenquadrando os MEIs devido à movimentação financeira.

 

Em primeiro lugar, o Convênio do ICMS 50/2022, publicado em 07 de abril de 2022, determina a obrigatoriedade das instituições financeiras de informar aos Estados as movimentações financeiras dos clientes. As movimentações informadas são as transações com cartões de débito, crédito e de loja, bem como transferências e também o PIX. Essas movimentaçãos são conferidas, mesmo sendo realizadas pela conta da pessoa física. Sendo analisado transações passadas também.

 

Com estas informações, a SEFAZ poderá notificar contribuintes MEIs que estão movimentando mais de R$81.000,00 anualmente, seja na conta bancária da empresa Pessoa Jurídica (PJ) ou na do próprio empresário Pessoa física (PF). 

 

Por lei, o MEI não é obrigado a ter uma conta PJ, então, entende-se que todas as entradas na sua conta pessoal sejam faturadas e todas movimentações são equivalentes ao MEI.

 

Sobretudo nestas notificações, o  MEI é bloqueado e é solicitado o desenquadramento por excesso de faturamento. Quando essa situação ocorrer, o empreendedor deverá comunicar à Receita Federal e buscar uma contabilidade para regularizar declarações e tributos desde o início do ano. 

 

Seu MEI foi notificado e agora o que fazer?

 

Recebendo essa notificação e puder comprovar que esses valores não foram de faturamento da empresa e sim contas pessoal, é possível entrar com um recurso para que possa permanecer sendo MEI. Porém não existe garantia que irá dar certo e que será possível se manter como MEI.

 

Caso tenha MEI, é preciso ficar atento ao movimentar suas contas, movimentando somente o que realmente é faturado.  E ultrapassando os limites de valores o ideal é regularizar o quanto antes e evitar problemas. Evitando assim, o desenquadramento do MEI. 

 

O Governo está de olho no faturamento das empresas e está de olho nos MEIs também.

 

Fique atento!

Se precisa de um sistema de emissão de notas fiscais, para deixar sua empresa em dia com fisco, entre em contato com nós, nós podemos te ajudar. Clique aqui

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Você também pode gostar:

Shopping Basket