Toda empresa precisa investir em vendas, seja para conquistar novos clientes ou fidelizar os clientes atuais. Existem diversas técnicas de venda que podem ser úteis se aplicadas corretamente e trazer um retorno interessante para sua empresa.
Em suma, é importante ter um planejamento traçado e o objetivo no qual se pretende alcançar, para que as técnicas sejam utilizadas de forma que possa atingir os objetivos.
Se você quer alavancar as vendas da sua empresa, confira as dicas abaixo:
Técnicas de vendas, o que são?
As técnicas de vendas são abordagens que visam atrair clientes, criar uma relação entre sua empresa e seus clientes e por fim, algumas técnicas podem ajudar na conversão de pessoas que estão apenas interessadas para compradores.
Pois, as técnicas podem ser aplicadas durante uma venda, durante o relacionamento ou até mesmo no esclarecimento de dúvidas que os clientes possam ter. E todas as técnicas possuem um único objetivo que é aumentar as vendas da empresa e proporcionar satisfação ao cliente.
Por causa de existir diversas formas de atrair novos clientes, é importante adaptar ao perfil da sua empresa, do tipo de produto ou serviço prestado. Pois, quando bem executadas, é possível acelerar o crescimento da empresa, aumentando a produtividade e o lucro.
Principais técnicas de vendas
Agora que você já sabe a importância das técnicas de vendas, vamos passar pelas principais:
1. Conheça bem o seu produto/serviço
Pode até ser óbvio, mas é necessário ter total domínio sobre as funcionalidades e benefícios do produto ou serviço oferecido.
Pois, vai mostrar confiança e autoridade naquele assunto. Ainda terá o conhecimento dos benefícios que causará maior interesse de acordo com o perfil do cliente.
2. Saiba as dores do seu cliente
Uma ótima dica para vender, é saber exatamente o que cada cliente precisa. Por isso, é importante saber ouvir seus clientes e buscar entender quais são as dificuldades e necessidades que seus clientes passam e fazem eles recorrerem aos seus serviços/produtos.
3. Foque na solução de problemas
Conhecendo as dores dos seus clientes, foque na solução que eles terão ao comprarem na sua empresa.
4. Esteja disponível para esclarecimento de dúvidas
Geralmente, antes de realizar ou finalizar uma compra, as pessoas gostam de esclarecer as dúvidas que possuem. Esteja disponível para ajudá-los, é uma ótima oportunidade de atender bem e garantir a fidelização desse cliente, fazendo que ele te procure sempre.
5. Saiba como lidar com conflitos
Durante uma venda, pode acabar acontecendo objeções. A melhor forma de resolver algum impasse é mantendo a calma e confiança, saiba escutar e demonstre interesse em resolver o problema do cliente.
Uma boa saída é oferecer descontos ou vantagens para que ele possa conhecer melhor sua empresa.
6. Importante saber escutar seu cliente
Pode até parecer uma dica simples, porém uma das dicas mais importantes é saber escutar o que seu cliente tem a falar. Ter o interesse na opinião do cliente, buscar compreender o que é dito pode aumentar a satisfação e mostrar que sua empresa realmente se interessa pelos seus clientes.
7. Técnicas de vendas utilizando gatilhos mentais
Você sabe o que são gatilhos mentais? Ótimo truque de vendas para conseguir convencer o cliente no momento da venda. São gatilhos que geram desejos no consumidor.
Contudo, um dos gatilhos mais comuns na venda é a venda por escassez, em que o vendedor ou o anúncio informa que o produto é limitado ou está acabando como “últimas unidades”, “vagas limitadas”, “promoção válida somente até hoje”. Outro exemplo de gatilho mental é mostrar a autoridade no setor, como “recebemos o prêmio de melhor atendimento, “somos líderes nacional”, entre outros…
8. Conte uma história
Na hora da venda, uma boa técnica para encantar o cliente é contar uma história que valide seus argumentos de vendas.
9. Mantenha um relacionamento com cliente
O acompanhamento pós vendas, pode ajudar o cliente em relação às dúvidas que surgiram, acompanha se está dando certo e garante a satisfação do cliente com o seu serviço.
Pode ser feito por ligação, WhatsApp, e-mail, entre outros canais de sua preferência.
10. Não se prenda a um roteiro
Ter um roteiro de vendas é importante, ajuda a lembrar dos principais pontos e as vantagens do seu produto. Além de sempre conseguir aperfeiçoar cada vez mais seu roteiro, mas é bom lembrar que não deve ficar engessado no roteiro.
Pois, ficar preso ao roteiro de vendas pode tornar o contato com o cliente muito mecânico. O ideal é ser flexível usando o roteiro somente para lembrar os pontos que precisam ser ditos e pesquisar o perfil do cliente, para que a venda fique dinâmica.
11. Se prepare para o não
Faz parte de vender e receber feedbacks dos clientes, sejam positivos ou negativos e também faz parte da área de vendas receber alguns NÃO. Tudo bem, alguns clientes podem não ter interesse ou pode acabar retornando futuramente.
Se houver alguma falha no processo de vendas, basta corrigir e aplicar nas vendas futuras. Mas saiba, que o NÃO ou o feedback negativo são importantes para ajudar no desenvolvimento da empresa e também do profissional.
12. Faça diferente
E por último, uma das técnicas de venda mais importante é fazer algo diferente no mercado. Qual sua diferença em relação aos concorrentes?
Em suma seja o preço, a qualidade, o atendimento ou qual for o seu diferencial, será devido a essa diferença que sua empresa irá se destacar e seus clientes irão te procurar.
Conclusão sobre as técnicas de vendas
Contudo, conhecer e aplicar as técnicas de vendas no processo de atendimento ao cliente garante bons resultados para sua empresa.
As técnicas são práticas e simples para introduzir na rotina e que melhoram a jornada do cliente. Além das técnicas, existem ferramentas para agilizar os processos de vendas e facilitar a rotina da sua empresa e agilizar as compras do cliente, como o PDV. Clique aqui para conhecer nosso PDV.
Esperamos que este conteúdo possa ajudar na sua empresa.
Entre em contato com a nossa equipe.