Resultados da pesquisa de mercado em Divinópolis, MG

Tempo de Leitura: 5 minutos

Resultados da pesquisa

Após a conclusão da pesquisa de mercado em Divinópolis, chegou a hora de compartilhar os resultados da nossa recente pesquisa de mercado para informá-los sobre as percepções dos empresários(as) sobre a situação econômica de nossa cidade. Expressamos nosso sincero agradecimento a todos os participantes, cujas contribuições foram fundamentais nessa jornada.

A pesquisa foi realizada na cidade de Divinópolis, MG com empresas dos setores de comércio de acessórios, comércio de roupas e setor alimentício. Aplicamos um questionário objetivo composto por perguntas que são frequentes entre os empresários da região com o intuito de descobrir como está a economia da cidade, a pesquisa foi aplicada durante os meses de novembro e dezembro de 2023.

Principais Descobertas nos resultados da pesquisa de mercado:

1° Resultado Geral

2° Resultado por setor (comércio de acessórios, comércio de roupas, setor alimentício)

Lembrando que o resultado geral vai falar sobre todos os resultados juntos e os resultados por setor são as respostas correspondentes ao setor da empresa

Resultado Geral da pesquisa de mercado

  • Todos os participantes estão registrados no regime MEI ou Simples Nacional.
  • A maioria acredita que a economia em seus setores está em declínio em relação ao ano anterior, mas mantém otimismo, acreditando em melhorias.
  • O monitoramento da situação do comércio ocorre principalmente por meio de conversas com outros empresários locais.
  • Em relação às vendas, a maioria observou uma diminuição moderada, sendo comum a coleta de dados dos clientes para um eficiente pós-venda.

Comércio de roupas

  • Todos os participantes estão registrados no regime MEI ou Simples Nacional.
  • Semelhante ao resultado geral, a maioria percebe um declínio econômico, mas com otimismo para o futuro.
  • O monitoramento da situação do comércio é conduzido principalmente por meio de interações com outros empresários locais.
  • Em relação às vendas, a maioria relatou uma diminuição moderada, com prática comum de coletar dados dos clientes para pós-venda 

Gráficos do comércio de roupas

Gráficos do comércio de roupas

Comércio de acessórios 

  • Todos os participantes estão registrados no regime MEI ou Simples Nacional.
  • Metade dos entrevistados percebe um declínio econômico, enquanto a outra metade considera a situação estável ou com perspectivas de melhoria.
  • O monitoramento da situação do comércio ocorre por meio de conversas com outros empresários locais.
  • Em relação às vendas, metade observa estabilidade, enquanto a outra metade enfrenta uma diminuição moderada. Metade não solicita dados na venda, e a outra metade solicita.

Gráficos do comércio de acessórios

Gráficos do comércio de acessórios

Setor de alimentos 

  • A maioria acredita que a situação econômica em seu setor está péssima em relação ao ano anterior, e estão pessimistas quanto ao futuro.
  • A maioria não costuma verificar a situação do comércio em geral.
  • As vendas apresentam uma variedade de cenários, desde aumento moderado até diminuições moderadas e significativas. A maioria não solicita dados dos clientes na hora da venda para um pós venda.

Gráficos do setor alimentício

Gráficos do setor alimentício

Dicas da Indentar:

Em momentos desafiadores, é crucial avaliar não apenas fatores externos, mas também internos. No gráfico abaixo, destacamos empresas que responderam que a economia em seu setor está estável, dado que não houve nenhuma resposta mais positiva que essa. Analisando as respostas dessas empresas à pergunta “Você acredita que ter acesso a dados e relatórios precisos sobre vendas, clientes e despesas ajudaria na tomada de decisões estratégicas para o seu negócio?”, observamos que a maioria respondeu afirmativamente.

empresas que responderam que o setor está estável

Ao analisar o pós-venda dessas empresas, notamos que a maioria coleta dados dos clientes, prezando não só pela conquista de novos clientes, mas também pela fidelidade dos que já frequentam o local.

É importante conhecer seus clientes e analisar o que sua empresa pode fazer para contornar essa situação, segue mais algumas dicas;

Diversificação de Estratégias de Vendas:

Diante da diminuição moderada nas vendas relatada pela maioria dos participantes nos resultados da pesquisa de mercado, considere explorar novas estratégias de vendas, pode ser o caso de começar a vender online também.

Avalie a possibilidade de diversificar produtos ou serviços para atender às demandas de mudança do mercado, avalie quais são os produtos que não estão vendendo mais e os que vendem muito.

Análise de Dados e Tomada de Decisões:

A maioria dos participantes que percebe a economia como estável expressou a importância de dados precisos para decisões estratégicas.

Invista em ferramentas de análise de dados para obter informações mais detalhadas sobre vendas, preferências do cliente e eficácia das estratégias de marketing. Você pode utilizar um software como a indentar, que é rápido e seguro garantindo precisão nos dados e economia de tempo ou até mesmo um caderno ou planilha do excel.

Estabeleça um processo estruturado para revisar regularmente esses dados e ajustar as estratégias conforme necessário.

Não adianta ter apenas os dados, é importante saber analisar e entender. Às vezes você pode ter poucas vendas de um produto agora mas ter muitas vendas dele no natal, é importante entender para saber qual deve ser o momento de compra para não ficar com o dinheiro parado, a falta de controle de estoque sai muito caro para empresas, principalmente as pequenas.

Fidelização de Clientes:

A coleta de dados dos clientes para um pós-venda eficaz é uma prática positiva. Colete dados como o whatsapp e data de nascimento para enviar mensagens de promoções, de feliz aniversário…

Você também pode investir em outras estratégias específicas para a fidelização de clientes, como programas de recompensas (cashback), descontos exclusivos para clientes regulares… É importante conhecer seus clientes para ver qual vai ser a melhor estratégia.

Não adianta você conquistar novos clientes sem fidelizar, às vezes o cliente só precisa saber que é importante para sua empresa para continuar comprando com você. Em momentos de crise os clientes precisam lembrar de você e para isso acontecer você precisa lembrar deles primeiro e construir um relacionamento.

Planejamento Financeiro:

Dada a percepção negativa em alguns setores, é crucial um planejamento financeiro sólido.

Avalie custos operacionais e identifique áreas onde podem ser feitos cortes ou otimizações, não se esqueça de levar em conta o que os seus clientes gostam e o que é essencial para seu negócio para não correr o risco de otimizar ou cortar algum gasto que não é relevante ou que é importante para a empresa.

Ações Estratégicas no Setor Alimentício:

Dada a percepção pessimista no setor alimentício, explore maneiras de inovar nos produtos ou serviços oferecidos.

Considere promoções especiais, cardápios diferenciados ou parcerias com serviços de entrega para atrair novos clientes.

Mantenha uma abordagem ágil e esteja aberto a ajustes rápidos em resposta às mudanças nas condições do mercado.

Próximos Passos:

Fique atento às nossas redes sociais e site para atualizações sobre as mudanças que estamos implementando com base nos resultados da pesquisa.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Você também pode gostar: