Você já se deparou com algum erro de CFOP e ficou confuso? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
A nota fiscal parece um bicho de sete cabeças para você? Realmente pode ser complicado, mas é possível compreender e aplicar os tributos certos e adequar as emissões de notas no seu negócio e evitar erros.
Compreender o que é CFOP é muito útil e evita erros de preenchimento.
O que é CFOP?
É a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Em suma, esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal.
Em suma, dependendo do código, será fixada a tributação, se haverá movimentações financeiras, de estoque e qual categoria é essa operação (como revenda e industrialização) de interesse do Fisco. Contudo, os diferentes tipos de CFOP definem as notas fiscais por nota de entrada ou saída, por região e também por natureza da operação.
O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo de operação (por exemplo, nas notas de entrada se iniciar com 1 é uma operação dentro do Estado e se inicia com 2, fora do Estado), e os demais, à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.
Entrada
Os CFOP de entrada são:
- dígito inicial 1: entrada de produto ou serivço, adiquirido dentro do mesmo estado ;
- dígito inicial 2: entrada de produto ou serivço, adiquirido em outro estado;
- Dígito inicial 3: entrada de produto ou serivço, adiquirido do exterior.
Saída
Os CFOP de saída são:
- dígito inicial 5: saídas de produto ou serivço, cujo cliente é do mesmo estado;
- dígito inicial 6: saídas de produto ou serivço, cujo cliente é de outro estado;
- dígito inicial 7: saídas de produto ou serivço, cujo cliente é do exterior.
Quando o empresário emite uma nota fiscal, ela pode conter vários CFOP, pois depende de cada produto que consta na nota.
Qual a diferença entre CFOP e natureza da operação na nota fiscal?
Em suma, é importante entender a diferença entre o CFOP e a natureza da operação dentro da nota fiscal. Em uma nota fiscal, as duas coisas devem ser incluídas em campos diferentes.
Um é o código que indicam as informações da mercadoria ou serviço. Por sua vez, a natureza da operação é uma descrição que motivou a emissão da nota: exemplo: venda, devolução, etc.
Uma nota fiscal pode ter mais de um CFOP, pois pode ter vários produtos e cada um pode ter um cfop diferente. No entanto, a natureza da operação é somente uma.
Contudo, é importante ressaltar que o correto preenchimento pode evitar problemas com o Fisco. Em suma, a contabilidade pode ajudar com os CFOPs que devem ser utilizados por sua empresa, pois são responsáveis pelo planejamento tributário da sua empresa ou também pode consultar também a tabela de CFOP em fontes confiáveis como o site do governo.
Como visto, existem variações de CFOP, que tal ter um sistema com parametrização automática, onde com inteligência artificial consegue relacionar o cfop com os últimos produtos que entraram ou saíram da sua empresa e preencher automaticamente?
Clique aqui, nossa equipe está à disposição para auxiliá-lo, não deixe a burocracia atrapalhar o crescimento do seu negócio! 💪🚀